Neurologia Veterinária

A Neurologia Veterinária é uma especialidade dentro da Medicina Veterinária que visa oferecer diagnóstico e tratamento nas alterações cerebrais, de medula espinhal e nervos periféricos. Na maioria das vezes o animal é primeiramente atendido por um clínico geral e então encaminhado para o atendimento neurológico especializado.É importante ressaltar que quanto mais cedo se tem um diagnóstico, mais cedo o animal poderá receber um tratamento adequado podendo muitas vezes ser determinante para o sucesso terapêutico.

Alterações como incoordenação motora, perda do equilíbrio, andar em círculos, desvio de cabeça, dificuldade ou incapacidade de locomoção, crises convulsivas e alterações comportamentais associadas a senilidade podem justificar uma necessidade de consulta com o setor de Neurologia. Alguns sinais clínicos podem ter origem neurológica ou serem decorrentes de outros distúrbios como por exemplo crises convulsivas por intoxicação e problemas hepáticos; cegueira por problemas oftálmicos ou neurológicos; distúrbios da locomoção de origem neurológica ou ortopédica, por esse motivo é importante um diagnóstico correto, com equipe multidisciplinar, para resolução do quadro. Muitos casos requerem também diagnósticos complementares como exames de sangue, raio x, ultrassonografia e até mesmo tomografia computadorizada, ressonância magnética e coleta e análise do líquido cefalorraquidiano (LCR).

O Instituto de Especialidades em Medicina Veterinária – IEMEV dispõe de equipe capacitada para reconhecer distúrbios de origem neurológica e encaminhar para o setor de Neurologia, além de possuir setor de Setor de tratamento assistido, Unidade de Suporte Avançado com equipe e infraestrutura apta a receber e cuidar de pacientes graves como por exemplo pacientes em status epileticus e pós operatório de cirurgias de coluna e craniotomias.

Dra. Roberta Figueredo.