Nutrição e Nutrição Clínica

A Nutrição é o estudo da interação entre os alimentos e o organismo, sendo uma importante ferramenta para auxiliar no tratamento de animais enfermos, assim como para prevenir o aparecimento de doenças em animais saudáveis .

O serviço de Nutrição e Nutrição clínica do IEMEV atua através de um cuidadoso estudo da condição clínica do animal, prescrevendo uma dieta fresca, balanceada, rica em nutrientes, sem conservantes ou aditivos, e feita especialmente para suas necessidades. Acreditamos que a oferta de alimentos frescos, quando feita com acompanhamento nutricional veterinário, é o melhor método de nutrição para o seu animal de estimação.

Animais enfermos necessitam com freqüência de dietas terapêuticas especiais, muitas vezes com importantes restrições aos alimentos que podem ser ingeridos. A Consulta Nutricional Personalizada auxilia estes animais através da introdução de uma dieta caseira, saborosa e variada, reduzindo os efeitos colaterais das dietas restritivas e acelerando o restabelecimento de sua saúde. Além disso, por serem personalizadas, são muitas vezes a única solução para animais com múltiplas enfermidades, para os quais não existe nenhuma solução de ração comercial disponível (por exemplo, animais diabéticos e com problemas renais, ou animal com câncer).

Algumas das principais indicações incluem: doença renal crônica, doenças hepáticas, distúrbios gastrointestinais como gastrite, pancreatite, diarréia crônica, constipação, flatulência, insuficiência pancreática exócrina, distúrbios hormonais como diabetes, hiperadrenocorticismo, hipotireoidismo, câncer, infecções urinárias e produção de cristais e cálculos, alergias alimentares, obesidade.

A Consulta Nutricional Personalizada não é contudo destinada apenas para animais enfermos. O alimento fresco, quando adequadamente balanceado, fortalece o organismo com fontes naturais de vitaminas e minerais e mantém com mais facilidade o peso ideal de animais saudáveis, pela possibilidade de manipulação individualizada dos seus ingredientes. A dieta pode ser adaptada a qualquer raça, porte e estilo de vida, trazendo mais saúde para seu animal de estimação.

Dra. Sonali Rebelo – Responsável Técnica pelo Setor de Nutrição e Nutrição Clínica do IEMEV.