Ortopedia

Atualmente a Medicina Veterinária encontra-se em um grande momento de transição no que tange à qualificação dos profissionais e consequentemente na forma que é praticada. Dentre as especialidades da profissão, a Ortopedia tem lugar de destaque na casuística do Médico Veterinário sendo fonte interminável de novos estudos e técnicas.

Durante muito tempo os ortopedistas veterinários eram profissionais que se identificavam com o assunto e procuravam conhecimento por conta própria. Porém a exigência dos nossos pacientes levou a necessidade de formação acadêmica adequada para podermos ter um serviço de qualidade e excelência. Portanto, já existem cursos disponíveis para qualificar o Médico Veterinário disposto a trabalhar nesta especialidade.

Não só a formaçao do profissional mudou nos últimos anos, mas também as técnicas e implantes utilizados para a correção das diversas afecções ortopédicas que acometem os nossos animais de estimação.

As técnicas disponíveis hoje em dia se aproximam consideravelmente das realizadas em nós, seres humanos. Podemos até dizer que em algumas situações temos opções de tratamento mais elaboradas e efetivas. Quanto aos instrumentais e implantes utilizados, deixamos para trás uma realidade onde utilizava-se qualquer tipo de liga metálica ou algo semelhante para o tratamento principalmente de fraturas. Os implantes hoje disponíveis devem seguir normas específicas, dentre elas o registro na ANVISA, além de ter a confiança em sua qualidade do profissional que a utiliza.

Além de possuir qualificação profissional de alto nível com constante atualização, o serviço de Ortopedia Veterinária do IEMEV conta com um grande arsenal de equipamentos e implantes de altíssima qualidade. Estando dessa forma apto a lidar com os mais diversos tipos de fraturas e condições ortopédicas dos animais de companhia.

Dr. Rodrigo Luís. - Responsável Técnico pelo setor de Ortopedia do IEMEV.