Observa-se na prática clínico-cirúrgica diária, uma prevalência a cada dia maior de cães e gatos portadores de neoplasias. Este fato já é uma realidade na literatura internacional, principalmente nos EUA, onde o câncer é referido como a principal causa de morte relacionada a doença em animais de estimação (WITHROW, 2001). Apesar da escassez de levantamentos epidemiológicos nacionais, sabemos que estes achados vêm se repetindo em nosso meio. Supomos que isto se deva a uma maior expectativa de vida dos animais de estimação, ocasionada por melhores cuidados durante a fase jovem, como a nutrição adequada proporcionada pelas rações balanceadas, bem como as vacinações e vermifugações periódicas. Aliado a isto, temos uma maior disponibilidade de meios de diagnóstico, como exames de laboratório, radiografia, ultra-sonografia e tomografia, o que leva a uma elevação do número de casos diagnosticados corretamente.
A oncologia veterinária se reveste de importância quando analisamos o estreito relacionamento entre seres humanos e animais de estimação e quando lembramos que, apesar dos avanços diários no conhecimento e tratamento das neoplasias, o câncer ainda é uma doença que carrega o estigma do medo para a grande maioria das pessoas.
O Serviço de Oncologia do IEMEV oferece aos seus pacientes as modalidades de tratamento cirúrgico, criocirurgia, quimioterapia e eletroquimioterapia; com técnicas modernas e todo o acompanhamento durante o tratamento. Além disso, disponibilizamos todos os cuidados paliativos aos pacientes fora de possibilidades terapêuticas, como controle de dor crônica, manejo nutricional e outras medidas que visam manter a qualidade de vida desses pacientes e sua plena convivência com sua família.
A Clínica Médica de Pequenos Animais abrange o diagnóstico, terapêutica e prevenção das principais doenças que acometem cães e gatos, nas diferentes faixas etárias e condições clínicas, bem como, direciona o paciente para atendimento entre as diversas especialidades.
Saiba maisAssim como na medicina humana o progresso científico e tecnológico favoreceu a fragmentação da medicina veterinária em diversas especialidades.
Saiba maisA doença periodontal acomete frequentemente cães e gatos, podendo atingir 85% dos animais acima de três anos de idade.
Saiba mais