builderall


O exame ultrassonográfico é um método de diagnóstico baseado na interpretação de imagens obtidas através da passagem de ondas sonoras pelos órgãos e tecidos corpóreos.


As imagens obtidas fornecem dados quanto ao tamanho, formato, localização e estrutura interna dos órgãos, sendo de extrema importância para identificação e interpretação de patologias.


Por ser dinâmico, inócuo e indolor, o exame ultrassonográfico tem sido amplamente utilizado na medicina veterinária nos últimos anos, sendo hoje um exame de fácil acesso para sua realização e indispensável na rotina da clínica veterinária de pequenos animais.


Várias regiões podem ser avaliadas ultrassonograficamente, como cabeça, região cervical, tórax, membros e região abdominal. Devido às características internas e principalmente à composição dos órgãos, a região abdominal é sem dúvida a com maiores indicações para este exame, sendo de primeira escolha para avaliação de fígado, rins, bexiga, sistema reprodutivo, baço, linfonodos e glândulas adrenais.


A presença de conteúdo alimentar no trato gastrointestinal quando em excesso ou associado à patologias, limita a avaliação abdominal, portanto nestes casos, a ultrassonografia pode ser utilizada como exame de triagem para realização de radiografias contrastadas ou endoscopias digestivas.


Para realização do exame ultrassonográfico abdominal de rotina é recomendado um preparo prévio que consiste no jejum alimentar de cerca de 08 ? 12 horas, ingestão de água a vontade e restrição à micção cerca de 01 hora antes do exame.


O setor de ultrassonografia com doppler colorido do IEMEV dispõe de um equipamento que conta com a mais avançada tecnologia na captação e processamento de imagens, específico para realização em tecidos de cães e gatos, o que permite a sua melhor definição e consequentemente uma maior precisão no apoio diagnóstico aos clínicos veterinários.


Dra. MSc. Juliana Jorge Pereira ? Responsável Técnica pelo Serviço de Ultrassonografia do IEMEV.