A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é composta pela Acupuntura, pela Fitoterapia, pela Dietética, por massagens, por manipulações e por exercícios (ex.: Tai Chi, Qi Gong). É considerada uma medicina milenar, baseada na observação do homem, da natureza e de um com o outro. No período Neolítico (12000 a 2000 a.C.) iniciou-se a produção de seda e o uso de instrumentos de pedra, chamados bian (objetos rudes e afiados, utilizados para perfurar a pele). Estes podem representar as primeiras agulhas de Acupuntura. A referência escrita mais antiga que se conhece em relação à Acupuntura encontra-se no Huangdi Nei-Jing, que é atribuída ao Imperador Amarelo (Huang-ti) que, de acordo com o que dizem, viveu em uma época do terceiro milênio antes de Cristo. Para a MTC, o organismo é considerado um sistema em equilíbrio dinâmico, sendo constituído por Substâncias Fundamentais, como Xue (Sangue), Jing (Essência), Qì (Função ou Energia Vital), Shen (Mente) e Jin-Ye (Líquidos Orgânicos). Estes fluem por Meridianos, distribuídos por todo o corpo. Quando o fluxo dessas Substâncias está adequado, harmonizado, pode-se dizer que o indivíduo está em equilíbrio, caso contrário, as técnicas supramencionadas podem ser utilizadas, de acordo com cada caso. A Acupuntura baseia-se no conceito da polaridade Yin e Yang (opostos e complementares, em constante intertransformação, podendo se interproduzirem e interconsumirem). A princípio, todo organismo pode ser tratado pela MTC, contanto que o grau de degeneração não esteja avançado demais; o que dificultaria qualquer outro tipo de tratamento. Muitos pontos são sobre nervos e vasos sanguíneos ou estão muito próximos a eles. A Acupuntura Veterinária atua em conjunto com outras especialidades da profissão, complementando-as, enxergando o indivíduo como um todo e não como partes isoladas. A maior procura atualmente é para problemas osteoarticulares, dores em geral e para sequelas da cinomose.
Diversos casos são passíveis de tratamento, como:
– Dermatológicos;
– Otites, alergias;
– Distúrbios Neurológicos;
– AVC, Paralisias, Paresias, Convulsões;
– Reabilitação Cirúrgica;
– Cicatrização, Traumas;
– Distúrbios Cardiovasculares;
– Ortopedia;
– Discopatias, Paralisias, Displasias, Artroses, Luxação de patela, Artrites;
– Distúrbios Respiratórios;
– Distúrbios Gastrointestinais;
– Vômito, Enterite, Gastrite;
– Dor;
– Alívio e tratamento da dor aguda, crônica ou cirúrgica, além de evitar o uso prolongado de analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides;
– Auxílio a Pacientes Oncológicos (ex.: dor, vômitos, náuseas);
– Distúrbios Urinários;
– Insuficiência Renal, Incontinência Urinária;
Os métodos de acupuntura empregados são:
– Agulha Seca;
– Eletroacupuntura;
– Moxabustão (uso de bastão de moxa, composto por Artemisiavulgaris – tonifica o ponto de acupuntura, tem efeitos anti-inflamatório e mio relaxante, além de aquecer o local);
As agulhas são estéreis e descartáveis, sendo aberto o número de pacotes necessários para cada animal, em cada sessão. As sessões são semanais, podendo haver espaçamento entre elas e até mesmo alta, de acordo com a evolução e o quadro do animal. Existem casos que a Acupuntura é para o resto da vida, visando o bem-estar, o alívio da dor e uma melhor qualidade de vida para o nosso paciente.
Dr. Guilherme Maurício Karlinski Cameron.
A Nutrição é o estudo da interação entre os alimentos e o organismo, sendo uma importante ferramenta para auxiliar no tratamento de animais enfermos, assim como para prevenir o aparecimento de doenças em animais saudáveis.
Saiba maisO diagnóstico radiográfico da displasia coxofemoral foi definido como exame padrão na década de 60 e é recomendado pela associação brasileira de radiologia veterinária (ABRV) e colégio brasileiro de radiologia veterinária (CBRV) para avaliação das articulações coxofemorais.
Saiba maisA Medicina Holística reúne e harmoniza os recursos terapêuticos da medicina natural, como a Acupuntura, Homeopatia, Floral, Reiki, Aromaterapia, Moxabustão, Massagem Chinesa.
Saiba mais