Na rotina clínica de pequenos animais a cirurgia é fundamental como modalidade terapêutica efetivamente curativa e, em alguns casos, preventiva.
Na cirurgia geral abordam-se os procedimentos eletivos de tecidos moles, tais como castrações, retirada de cálculos urinários, cirurgia de conduto auditivo, entre outras. No rol das cirurgias especializadas encontramos as cirurgias ortopédicas, oftálmicas e oncológicas, como retirada de tumores cutâneos, mandibulectomias (retirada tumores na cavidade oral), amputações, esplenectomias (retirada de baço), bem como cirurgias reconstrutoras.
Podemos ainda relacionar as cirurgias emergenciais como a remoção de corpos estranhos gástricos ou intestinais, ruptura de órgão devido trauma e cesarianas.
O IEMEV dispõe de centro cirúrgico modernamente equipado e de equipe cirúrgica altamente qualificada, estando aptos para abordagem de diversos procedimentos cirúrgicos, sejam eles de rotina ou mesmo, de alta complexidade.
Dr. Adriano Baldaia e Dr. Fernando Elizio.
O diagnóstico radiográfico da displasia coxofemoral foi definido como exame padrão na década de 60 e é recomendado pela associação brasileira de radiologia veterinária (ABRV) e colégio brasileiro de radiologia veterinária (CBRV) para avaliação das articulações coxofemorais.
Saiba maisO serviço de Anestesiologia do IEMEV prima pela segurança de seus pacientes através de rigoroso controle dos fatores que influenciam o risco cirúrgico.
Saiba maisInfraestrutura de um Tratamento Assistido preparado para receber o seu animal e a observação constante da evolução do quadro.
Saiba mais