O exame radiográfico é um dos métodos de imagem mais antigos no auxílio ao diagnóstico. Ele é utilizado principalmente na prevenção, controle e tratamento das doenças dos animais de companhia, além de possuir grande importância nos traumatismos e emergências, por ser um método pouco invasivo, eficiente e rápido, capaz de orientar uma primeira investigação e conduta clínica por parte do médico veterinário.
As indicações mais freqüentes na radiologia veterinária tradicional são:
Dra. Ana Carolina. – Responsável Técnica pelo setor de Radiologia do IEMEV.
A oncologia veterinária se reveste de importância quando analisamos o estreito relacionamento entre seres humanos e animais de estimação e quando lembramos que, apesar dos avanços diários no conhecimento e tratamento das neoplasias, o câncer ainda é uma doença que carrega o estigma do medo para a grande maioria das pessoas.
Saiba maisO diagnóstico radiográfico da displasia coxofemoral foi definido como exame padrão na década de 60 e é recomendado pela associação brasileira de radiologia veterinária (ABRV) e colégio brasileiro de radiologia veterinária (CBRV) para avaliação das articulações coxofemorais.
Saiba maisNa rotina clínica de pequenos animais a cirurgia é fundamental como modalidade terapêutica efetivamente curativa e, em alguns casos, preventiva.
Saiba mais