O exame radiográfico é um dos métodos de imagem mais antigos no auxílio ao diagnóstico. Ele é utilizado principalmente na prevenção, controle e tratamento das doenças dos animais de companhia, além de possuir grande importância nos traumatismos e emergências, por ser um método pouco invasivo, eficiente e rápido, capaz de orientar uma primeira investigação e conduta clínica por parte do médico veterinário.
As indicações mais freqüentes na radiologia veterinária tradicional são:
Dra. Ana Carolina. – Responsável Técnica pelo setor de Radiologia do IEMEV.
As emergências são situações que demandam intervenção veterinária imediata e abordagem criteriosa, sob pena de falência de sistemas orgânicos ou mesmo da morte do indivíduo.
Saiba maisA Homeopatia Veterinária é uma modalidade médica aplicada aos animais que se baseia nos estudos desenvolvidos por Christian Friedrich Samuel Hahnemann, Médico alemão criador da Homeopatia.
Saiba maisO diagnóstico radiográfico da displasia coxofemoral foi definido como exame padrão na década de 60 e é recomendado pela associação brasileira de radiologia veterinária (ABRV) e colégio brasileiro de radiologia veterinária (CBRV) para avaliação das articulações coxofemorais.
Saiba mais