Os doentes renais necessitam de cuidados especiais e acompanhamento veterinário cuidadoso. A Doença Renal Crônica é a acomete muitos cães e gatos e é a causa de muitas mortes.
Hidratação adequada, dieta, controle de pressão arterial, higiene oral e acompanhamento dos parâmetros laboratoriais são fundamentais para manter os pacientes renais crônicos estáveis. A Doença Renal não pode ser avaliada somente pelas dosagens de uréia e creatinina no sangue. Há um universo muito extenso de recursos que o profissional Nefrologista aborda para um correto diagnóstico e controle do avanço inevitável da doença. A Síndrome urêmica ocorre quando há quebra na estabilidade destes parâmetros ou infecções concomitantes. Ela se manifesta com vômitos, inapetência, diarréia, prostração, desidratação, e vários outros desequilíbrios que se relacionam com esta terrível síndrome.
O IEMEV disponibiliza todos os recursos laboratoriais, de imagem e clínicos para o diagnóstico e acompanhamento das doenças renais.
Vale ressaltar que nosso laboratório conta com equipamentos fundamentais para estes casos, tais como hemogasometria, dosagem de eletrólitos por íon eletrodo seletivo, que é uma técnica diferenciada e mais precisa do que as técnicas convencionais por fotômetro de chama, além de todas as demais bioquímicas com padrão ͞ ouro de controle de qualidade.
Além disso, o IEMEV disponibiliza a mensuração de Cálcio iônico (livre), a avaliação desta fração de cálcio no sangue é fundamental no controle da doença renal crônica. Os resultados dos exames são imediatamente liberados para o clínico, agilizando a tomada de decisões, maximizando a abordagem terapêutica dos pacientes nefropatas.
As Doenças Renais são sérias e necessitam de acompanhamento por profissional especializado na área. A Dra. Danielly Belmonte é responsável pelo serviço de Nefrologia no IEMEV.