Anestesiologia e Clínica da Dor

O serviço de Anestesiologia do IEMEV prima pela segurança de seus pacientes através de rigoroso controle dos fatores que influenciam o risco cirúrgico. Da avaliação pré operatória ao despertar do paciente tudo é minuciosamente planejado de forma a minimizar, ao máximo, o risco do paciente…

Saiba Mais

Acupuntura

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é composta pela Acupuntura, pela Fitoterapia, pela Dietética, por massagens, por manipulações e por exercícios (ex.: Tai Chi, Qi Gong). É considerada uma medicina milenar, baseada na observação do homem, da natureza e de um com o outro. No período Neolítico (12000 a 2000 a.C.) iniciou-se a produção de seda…

Saiba Mais

Homeopatia

A Homeopatia Veterinária é uma modalidade médica aplicada aos animais que se baseia nos estudos desenvolvidos por Christian Friedrich Samuel Hahnemann, Médico alemão criador da Homeopatia

A metodologia Homeopática vem sendo aplicada à Medicina Veterinária com muito sucesso em diversas manifestações clínicas como dermatopatias…

Saiba Mais

Clínica Médica

A Clínica Médica de Pequenos Animais abrange o diagnóstico, terapêutica e prevenção das principais doenças que acometem cães e gatos, nas diferentes faixas etárias e condições clínicas, bem como, direciona o paciente para atendimento entre as diversas especialidades…

Saiba Mais

Endocrinologia

Endocrinologia Veterinária é a área da Medicina Veterinária que se dedica ao estudo das desordens das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são responsáveis pela produção dos hormônios (substâncias químicas) que através da corrente sanguínea ajudam a controlar atividades do organismo, como: a reprodução, o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento…

Saiba Mais

Odontologia

A doença periodontal acomete frequentemente cães e gatos, podendo atingir 85% dos animais acima de três anos de idade. Ao contrário do que muitos proprietários pensam, a cárie não é comum nos animais, sendo a doença periodontal, a mais frequente dentre as doenças orais, podendo levar a inflamação da gengiva (gengivite), destruição do tecido de sustentação (periodontite) e disfunção de vários órgãos…

Saiba Mais

Ortopedia

Atualmente a Medicina Veterinária encontra-se em um grande momento de transição no que tange à qualificação dos profissionais e consequentemente na forma que é praticada. Dentre as especialidades da profissão, a Ortopedia tem lugar de destaque na casuística do Médico Veterinário sendo fonte interminável de novos estudos e técnicas…

Saiba Mais

Diagnóstico de Displasia Coxofemoral

O diagnóstico radiográfico da displasia coxofemoral foi definido como exame padrão na década de 60 e é recomendado pela associação brasileira de radiologia veterinária (ABRV) e colégio brasileiro de radiologia veterinária (CBRV) para avaliação das articulações coxofemorais. Este procedimento deverá ser realizado conforme as normas do CBRV de posicionamento e qualidade…

Saiba Mais

Cardiologia

As doenças cardiovasculares são um importante problema que acomete os cães e gatos normalmente na meia-idade. Os maiores problemas nos cães são as degenerações valvares que são progressivas podendo levar à insuficiência cardíaca congestiva…

Saiba Mais

Cirurgia Geral e Especializada

Na rotina clínica de pequenos animais a cirurgia é fundamental como modalidade terapêutica efetivamente curativa e, em alguns casos, preventiva.

Na cirurgia geral abordam-se os procedimentos eletivos de tecidos moles, tais como castrações, retirada de cálculos urinários, cirurgia de conduto auditivo, entre outras…

Saiba Mais

Emergência

As emergências são caracterizadas como situações que demandem intervenção veterinária imediata e abordagem criteriosa, sob pena de falência de sistemas orgânicos ou mesmo da morte do indivíduo. Há uma variedade muito grande de síndromes clínicas emergenciais, tais como as decorrentes de traumas…

Saiba Mais

Geriatria

A Geriatria  é um ramo da medicina que se destina ao tratamento dos distúrbios inerentes ao processo de envelhecimento. Na Medicina Veterinária, não se baseia exclusivamente no estadiamento cronológico, como ocorre na Medicina Humana…

Saiba Mais

Oftalmologia

Assim como na medicina humana o progresso científico e tecnológico favoreceu a fragmentação da medicina veterinária em diversas especialidades. A oftalmologia veterinária surgiu com o intuito de dignosticar e tratar problemas como: uveítes, ceratite ulcerativa, ceratoconjutivite seca, glaucoma, catarata, luxação da lente, alterações da pálpebra, etc…

Saiba Mais

Patologia Clínica

A Patologia Clínica é um segmento da Medicina Veterinária que fornece as bases de apoio ao diagnóstico clínico através da realização das análises de sangue, urina, fezes e demais fluidos corporais…

Saiba Mais

Ultrassonografia

O exame ultrassonográfico é um método de diagnóstico baseado na interpretação de imagens obtidas através da passagem de ondas sonoras pelos órgãos e tecidos corpóreos. As imagens obtidas fornecem dados quanto ao tamanho, formato, localização e estrutura interna dos órgãos, sendo portanto de extrema importância para identificação…

Saiba Mais

Neurologia Veterinária

A Neurologia Veterinária é uma especialidade dentro da Medicina Veterinária que visa oferecer diagnóstico e tratamento nas alterações cerebrais, de medula espinhal e nervos periféricos. Na maioria das vezes o animal é primeiramente atendido por um clínico geral e então encaminhado para o atendimento neurológico especializado…

Saiba Mais

Animais Silvestres

Animais considerados diferentes sempre despertaram o interesse das pessoas devido às suas cores, formas, tamanho, comportamento e diversos outros fatores que os tornam tão desejados.  É cada vez mais comum encontrar papagaios, furões, cobras, lagartos, jabutis, hamsteres, calopsitas…

Saiba Mais

Nutrição e Nutrição Clínica

A Nutrição é o estudo da interação entre os alimentos e o organismo, sendo uma  importante ferramenta para auxiliar no tratamento de animais enfermos, assim como para prevenir o aparecimento de doenças em animais saudáveis. O serviço de Nutrição e Nutrição clínica do IEMEV…

Saiba Mais

Tratamento Assistido

Apesar de todo o empenho e competência dos médicos veterinários clínicos e especialistas e dos métodos de apoio diagnóstico, em alguns casos, o Tratamento Assistido do animal torna-se inevitável, como por exemplo…

Saiba Mais

Oncologia Clínica e Cirúrgica

Observa-se na prática clínico-cirúrgica diária, uma prevalência a cada dia maior de cães e gatos portadores de neoplasias. Este fato já é uma realidade na literatura internacional, principalmente nos EUA, onde o câncer é referido como a principal causa de morte relacionada a doença em animais de estimação (WITHROW, 2001)…

Saiba Mais

Radiologia

O exame radiográfico é um dos métodos de imagem mais antigos no auxílio ao diagnóstico. Ele é utilizado principalmente na prevenção, controle e tratamento das doenças dos animais de companhia, além de possuir grande importância nos traumatismos e emergências, por ser um método pouco invasivo, eficiente e rápido, capaz de orientar uma primeira investigação e conduta clínica por parte do médico veterinário…

Saiba Mais

Dermatologia

A pele é o maior órgão do organismo e funciona como uma barreira anatômica e fisiológica entre o organismo e o meio ambiente. Ela promove proteção contra agressões físicas, químicas e microbiológicas. 

Saiba Mais