BLOG

Alergias em cães

Alergias em cães

As alergias em cães podem ter diversas origens como alimentar, por picadas de insetos, por contato direto da pele e mucosas com substâncias com potencial alergênico e através da inalação. Essas duas últimas podem ser minimizadas e controladas através da manutenção de um ambiente saudável para os cães.

O faro dos cães é velho conhecido, ganhou fama e inspirou diversas histórias em livros e filmes, onde cães perdidos se orientavam através do olfato e localizavam seus lares e donos mesmo a quilômetros de distância.

Estima-se que a capacidade olfativa dos cães seja superior a das pessoas em trinta vezes. Caso pudéssemos desdobrar e estender as membranas situadas nas suas narinas, onde estão localizadas as células olfativas, a extensão excederia o tamanho do cão.

Justamente por apresentarem esta particularidade os cães são tão sensíveis aos odores. Imagine que ao limparmos nossa casa com um produto que apresente um odor agradável ao nosso olfato, esse mesmo odor pode ser insuportável para o cão devido à proximidade de suas narinas com o chão e também devido sua olfação “especial”. Além disso, eles permanecem expostos ao produto ao caminhar, sentar e deitar no chão, mesmo após a secagem total restam resíduos que entram em contato com a pele do animal desencadeando os processos atópicos, ou seja, as alergias.

As alergias manifestam-se primariamente na pele, cursando com queda excessiva de pelos e falha pilosa, prurido, vermelhidão e lesões crostrosas e purulentas. Com a exposição contínua aos alérgenos as lesões dermatológicas tendem a se agravar. A médio e longo prazo a atopia pode desencadear afecções pulmonares como bronquite, bronquiolite, traqueobronquite, pneumonia, doença pulmonar obstrutiva crônica, provocando tosse, espirros e podendo culminar com angústia respiratória e mesmo a morte do animal devido insuficiência respiratória aguda.

Desta forma, a manutenção do ambiente sadio para os cães torna-se fundamental. Procure manter o ambiente livre de poeira, bolores, mofo e evite o uso de tapetes e produtos de limpeza, tais como: desinfetantes, desodorizantes, perfumes para ambientes, incenso e prefira usar água sanitária diluída em água (1parte de água sanitária para 20 de água), detergente neutro e sabão de coco.

Para maiores esclarecimentos sobre a prevenção, os sintomas e o tratamento da dermatite atópica consulte um médico veterinário e assegure saúde e qualidade de vida ao seu animal.

 

Dra. Danielly Belmonte

Clínica Médica, Geriatria e Nefrologia Veterinária

Diretora IEMEV

Open chat
Precisa de Ajuda?