BLOG

Higiene Bucal, Prevenção e Frequência para Limpeza de Tártarto

Higiene Bucal, Prevenção e Frequência para Limpeza de Tártarto

Higiene bucal canina, qual sua importância?

A higiene bucal canina é um cuidado que deve fazer parte da rotina. Uma boa alimentação, passeios, tosas, banhos e visitas ao veterinário devem ser hábitos para quem tem um cão? Sim, mas existe outro fator que também deve ser acompanhado pelos tutores, o cuidado com a saúde bucal do seu pet. Procedimentos como a escovação dos dentes e a limpeza de tártaro em cães são fundamentais para garantir o bem-estar dos animais, afastar o mau hálito e até mesmo prevenir doenças graves.

Tártaro canino

O cálculo dentário, conhecido como tártaro canino, é caracterizado pelo acúmulo e calcificação da placa bacteriana nos dentes do animal. Em outras palavras, a placa bacteriana que permanece por um longo período grudada nos dentes do cão começa a endurecer, tornando-se cada vez mais difícil de ser removida.

Isso gera a necessidade de fazer a limpeza de tártaro em cães, e quando não feita, pode levar à perda dos dentes.

O tártaro, quando não tratado, pode avançar para os tecidos que dão suporte aos dentes e chegar aos vasos sanguíneos, levando as bactérias aos outros órgãos do cão e causando complicações graves, como a meningite, problemas nos rins, doenças cardíacas em pets e até mesmo artrite e dores articulares.

Outro problema bastante preocupante é o risco do cão perder um ou mais dentes. Além do fator estético, a função mastigatória do animal também fica comprometida, o que pode prejudicar a sua alimentação e levá-lo a um quadro de desnutrição.

Portanto, podemos afirmar que a limpeza de tártaro em cães é fundamental para prevenir doenças e garantir a sua qualidade de vida.

Como prevenir o tártaro canino?

Prevenir é sempre a melhor opção, e a melhor forma é por meio da escovação dos dentes. A escovação faz parte dos cuidados com a higiene para cães. O ideal é realizar a escovação diariamente e deve-se acostumar o cão desde filhote, pois sabemos que muitos cães podem ficar estressados e dificultar o processo caso não tenham sido treinados desde jovens.

Limpeza de tártaro em cães, qual a frequência ideal?

Não devemos esperar o animal acumular uma grande quantidade de tártaro para, só então, tratá-lo. A melhor maneira de prevenir o seu surgimento é através da escovação canina diária. Caso não seja possível, deve-se fazer a limpeza periódica com o médico veterinário.

Durante as consultas em uma clínica veterinária, o profissional poderá verificar as condições bucais do animal e indicar o melhor momento para o tratamento.

A limpeza de tártaro em cães deve ser realizada em um hospital veterinário, pois envolve, obrigatoriamente, anestesia. O processo é simples e pouco invasivo.

Creme dental para cachorro

No mercado, existem escovas e cremes especializados e com sabor. Seu cão, com certeza, será mais receptivo à escovação se a pasta de dentes tiver gostinho de carne. O creme dental dos humanos pode causar intoxicação, portanto, está proibido.

Agora que você já conhece a importância da limpeza de tártaro em cães, inclua esse hábito na rotina do seu companheiro!

Open chat
Precisa de Ajuda?